Conquiste a fidelidade do cliente no seu restaurante
Todo negócio está centrado em um objetivo: aumentar as margens para gerar mais lucro
E embora os novos clientes sejam fundamentais, são os clientes fiéis que realmente contribuirão para isso. Portanto, manter clientes é importantíssimo e tudo começa com a segmentação deles.
O que é segmentação de clientes?
A segmentação de clientes ocorre quando você divide seus clientes com base em hábitos de consumo e outros fatores que afetam a forma como eles se comportam em seu restaurante. Essas informações podem ser facilmente divididas se você possuir seus próprios dados. A partir daí, você pode direcionar mensagens relevantes para esses grupos.
Duas chaves para a verdadeira lealdade
Aqui estão duas coisas que levarão seus esforços de fidelidade a novos patamares:
1. Incentive a frequência de consumo no seu restaurante
Agora que você tem listas segmentadas da sua base de clientes, é chegado o momento de se comunicar com eles. Você pode criar personas para categorizar melhor seus diferentes tipos de públicos. Tudo para que possa enviar mensagens e ofertas relevantes.
Por exemplo, se seus dados mostram que uma grande parte dos seus clientes trabalha de forma híbrida, almoçando fora somente alguns dias e aproveitando o final de semana em família, essas são algumas ideias de ações de marketing:
- Anúncio no Instagram durante a semana focado nas opções de pratos executivos.
- E-mail mkt com código de desconto para pedidos realizados pelo site do seu restaurante.
- SMS com desconto para ser usado em dias de menor movimento, como segundas e terças.
- Newsletter informando sobre lançamentos de pratos infantis no cardápio e combos família.
- Parceria com influenciadores do nicho de gastronomia para lançar uma nova carta de drinks.
- Propaganda em mídias OOH como bancas de jornal e metrô, comunicando o endereço do restaurante mais próximo.
Lembrando que não existe fórmula pronta. Cada restaurante precisa testar e validar quais ações funcionam e trazem resultados efetivos.
2. Aumente o ticket médio gasto pelos seus clientes
Quando um cliente adora o seu restaurante, ele vai querer gastar mais. Aproveite essa confiança para oferecer aquela sobremesa nova do cardápio. Caso você tenha um fast food, utilize o autoatendimento para fazer vendas sugestivas, como batata frita ou um milk shake. Oferecer adicionais, como molhos exclusivos também é uma maneira de estimular o valor gasto pelo cliente.
Outra forma de fazer com que os clientes queiram comprar mais é por meio de um programa de pontos. Atingir determinada pontuação pode estimular seu cliente a consumir mais para alcançar de forma mais rápida o bônus.