Como diminuir a rotatividade de funcionários no seu restaurante

Usando o marketing personalizado para criar experiências emocionais

Hoje em dia, os clientes procuram muito mais do que um lugar para comer. Eles procuram uma conexão emocional nas suas experiências. Quanto mais os consumidores associarem sua marca a eventos significativos e tratamento pessoal, mais leais eles serão.

Pense nos perfis de clientes comuns que frequentam seu estabelecimento. Em uma cafeteria, você pode pensar em mães que acabaram de deixar seus filhos na escola, empresários se reunindo para uma reunião matinal e gente em busca de wi-fi gratuito para trabalhar. Cada uma dessas personas tem necessidades e desejos diferentes em uma experiência de cafeteria, mas todas buscam isso no mesmo lugar. E é por isso que você precisará de diferentes estratégias de marketing direcionadas para cada grupo.

Como construir personas

Hoje em dia, os clientes estão bastante familiarizados com o uso de programas de fidelidade para ganhar recompensas – o que, por sua vez, oferece insights claros sobre o comportamento do cliente. Se você ainda não estiver usando um programa de fidelidade como parte de sua estratégia de dados, considere testar um programa para melhorar ainda mais as personas de seus clientes e, ao mesmo tempo, recompensar seus melhores clientes.

Além dos programas de fidelidade, os programas de cashback podem ser outra ferramenta de fidelização que gera informações sobre seus clientes, como hábitos de consumo e preferências.

Claro, você também pode dar uma olhada em seu restaurante em diferentes momentos do dia para ver por si mesmo quem faz parte da sua base de clientes.

Usando essas informações, você pode descobrir que tipo de cliente visita seu restaurante em diferentes horários e como eles se envolvem com sua marca.

Personalize a comunicação com seus clientes

Depois de definidas as personas, você deve passar para a etapa de entrar em contato com seus clientes de forma personalizada. Se costumar usar a ferramenta de e-mail mkt, pode enviar promoções direcionadas para que nenhum dos seus clientes receba algo que não os interesse.

Outra opção é fazer disparos de SMS personalizados com descontos no prato que seu cliente mais gosta e antes do horário que costuma frequentar seu restaurante.

Sua estratégia de marketing digital também deve incluir as redes sociais. Muitos consumidores hoje escolhem o restaurante via rede social, seja como uma ferramenta de pesquisa ou para ler comentários positivos. O Instagram é o boca a boca digital de hoje.

Embora a estratégia seja diferente para cada restaurante, todos se beneficiam com o uso de personas de clientes. Seus clientes se sentem valorizados por seu atendimento personalizado, enquanto você aumenta a fidelidade do cliente e aumenta suas vendas.

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