Como criar uma newsletter para seu restaurante
Aumente os pontos de contato com seu cliente através de uma
newsletter
Considerando o
aumento do envolvimento das pessoas com as redes sociais e e-mail marketing,
agora pode ser o momento para você criar um boletim informativo para o seu
restaurante.
Você pode pensar: “O
que um boletim informativo tem de diferente de um blog ou rede social?” Um
boletim informativo permite um envolvimento regular e direcionado com seus
clientes, além de promover mais lealdade.
1. Defina para quem você está enviando o boletim informativo
Analise quem você
está tentando alcançar por meio de seu boletim informativo. Na prática, esta
comunicação não atrairá todos os seus clientes, mas é provável que haja um
subconjunto de visitantes frequentes que desejam saber sobre suas novidades.
Independente dos
tópicos que você escolher focar em seu boletim informativo, conhecer seu
público e o objetivo por trás de sua mensagem o ajudará a definir uma direção
clara para o futuro do boletim.
2. Crie o design da sua newsletter
Existem muitas
ferramentas gratuitas para criar newsletters que tornam o processo muito mais
fácil, como é o caso do Canva. Depois da parte de design, pense nos principais
tópicos que deseja cobrir em cada boletim. Por exemplo, escrever sobre pratos
novos no cardápio, promoções e eventos.
3. Inclua links para direcionar o tráfego para outras
plataformas online
Ao criar seu boletim
informativo, use links a seu favor. Inclua uma ou duas frases que estimulem os
leitores a saber mais, seguidas de um link para o site do restaurante ou mesmo
o perfil da sua rede social. Essa estratégia resultará em mais avaliações
online, aumento de impressões e otimização geral do mecanismo de busca (SEO).
4. Determine quando enviar o boletim informativo e com que
frequência
Agora que você tem
um modelo de boletim informativo bem projetado, com um propósito claro e
conteúdo coeso, é hora de pensar em quando enviar seu boletim informativo e com
que frequência.
A pesquisa mostra
que os e-mails têm melhor desempenho no meio da semana (terça a quinta-feira),
porque são menos propensos a se perder no final de semana. Eles também
funcionam melhor quando enviados no início da manhã ou à noite, fora do fluxo
de e-mails de trabalho.
5. Crie uma lista de assinantes
O recurso mais
importante de um boletim informativo é seu público, portanto, é fundamental
criar sua lista de assinantes. Existem muitas táticas através das quais você
pode expandir essa lista, como fazer um e-mail marketing convidando os clientes
para assinarem a newsletter, incluir um formulário no seu site ou blog, além de
divulgar nas redes sociais.
Agora que você já tem todas essas
dicas, que tal colocar a mão na massa?